IJ: Comunicação Audiovisual DE ALGOZ A GUARDIÃ: A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA NOS APARATOS REPRESSIVOS DA POLÍCIA POLÍTICA BRASILEIRA Maria Teresa Ferreira Bastos (ECO/UFRJ)
ResumoEsta comunicação objetiva desenvolver uma reflexão teórico-crítica tendo a fotografia ഀ
como fonte e como corpus empírico os arquivos fotográficos da Polícia Política brasileira atuante de 1930-1983, sob custódia do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Torna-se importante ressaltar a característica híbrida desse material, já que são encontradas, lado a lado, imagens produzidas e apreendidas pela Polícia. No caso das apreensões, as muitas investidas na sede do Partido Comunista Brasileiro permitiram à Polícia constituir um acervo razoável da trajetória do PCB e, ironicamente, tornou-se sua maior guardiã. Destaca-se no arquivo, o trabalho do fotógrafo e cineasta Ruy Santos (1916 - 1989) que produziu mais de 40 filmes e suas fotografias, encontradas no APERJ, são as únicas remanescentes de seu acervo, destruído pela Polícia em 1948, com sua prisão. ഀ
Palavras-chave: fotografia, imagem, policia política, retrato, identidade |