XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT07.23-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

DO LUDISMO AO RADICALISMO: MICRO-PODERES E NOVAS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA À SOCIEDADE DE CONSUMO

Taiane Cristine Linhares Pinto (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Não são poucas as teorias que indicam uma retração do interesse por questões políticas principalmente entre os jovens. Esse pessimismo é disseminado sobretudo por autores pós-modernos que indicam como característica dos novos tempos, entre outras coisas, a saturação das grandes instituições modernas e o desaparecimento das narrativas totalizantes. Embora essa perspectiva não deva ser desconsiderada, esse trabalho lança a hipótese de que, longe de termos chegado ao fim do político, o momento atual é de reestruturação das estratégias de luta por mudanças. Para exemplificar esse fenômeno serão analisadas as seguintes expressões de questionamento à sociedade de consumo: o veganismo, o freeganismo e o yomango. A resistência, nesses casos, tem se centrado principalmente nas práticas cotidianas e há uma mescla entre estratégias já consagradas e formas lúdicas de ativismo.


Palavras-chave:  Ativismo, Consumo, Estilo de Vida, Micro-poderes, Artes da Existência
਍ഀ