XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.68-1


IJ: Jornalismo

MARCAS DISCURSIVAS LIBERAIS NO NOTICIÁRIO DE O GLOBO: A COBERTURA SOBRE A PROPOSTA DE REFORMA CONSTITUCIONAL VENEZUELANA DE 2007

Paulo Roberto Figueira Leal (Universidade Federal de Juiz de Fora); Gláucia da Silva Mendes (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Partindo do pressuposto de que os discursos (inclusive os jornalísticos) são sempre perpassados por valores ideológicos socialmente motivados, o presente artigo almeja analisar a quais formações discursivas se remete a cobertura política do jornal brasileiro O Globo sobre o governo Hugo Chávez. Com base na hipótese de que, ao longo da história da imprensa, as marcas discursivas associadas à ideologia liberal são predominantes, realiza-se aqui a análise do discurso construído pelo jornal sobre Chávez no período de discussão da proposta de reforma constitucional venezuelana de 2007. Busca-se a evidenciação, nos textos, do modo como se articulam discursivamente essas valorações ideológicas de matriz liberal.


Palavras-chave:  jornalismo, ideologia liberal, governo Hugo Chávez
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