IJ: Interfaces Comunicacionais MÍDIA E POLÍTICA. A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PRÉ-CANDIDATO À PRESIDÊNCIA AÉCIO NEVES (PSDB) PELA IMPRENSA SOB Â ÊNFASE NO SEU DISCURSO DE MINEIRIDADE Luiz Ademir de Oliveira (Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ))
ResumoDiscute-se como a imprensa atua na construção dos cenários políticos e analisa a forma como o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), recorre, estrategicamente, à cultura da mineiridade como forma de legitimar o seu discurso. Trata-se, mais especificamente, de analisar, em dois momentos distintos, duas entrevistas concedidas por Aécio Neves, em que ele se coloca como provável candidato à Presidência da República em 2010: a primeira publicada no Estado de Minas, no dia 12 de outubro de 2008 e a segunda entrevista publicada na revista Istoé, do dia 18 de fevereiro de 2009. A intenção é verificar como está sendo delineado pela imprensa o cenário da disputa de 2010, já que nas duas ocasiões Aécio fala do projeto de "convergência nacional" e anuncia a sua candidatura à Presidência.
Palavras-chave: Política, Imprensa, Mineiridade, Eleição presidencial, Aécio Neves |