XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.146-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

ANÁLISE DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS GRANDES EMPRESAS NA IDENTIDADE CAPIXABA

Giordany Bossato Soave (Centro Universitário Vila Velha); Maria Cristina Dadalto (Centro Universitário Vila Velha)

Resumo

਍ഀ Analisa, por meio de pesquisa realizada no jornal "A Gazeta", no período de janeiro a junho de 2008, o investimento em responsabilidade social realizado pelas grandes empresas localizadas na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, a respeito da identidade sociocultural capixaba. Fundamenta-se, teórico-metodologicamente, em Stuart Hall e Peter Burke, relacionado ao estudo das questões identitárias e, em Fernando Tenório, a respeito da responsabilidade social empresarial. Entende a associação conceitual entre responsabilidade social e identidade cultural como uma via de mão dupla, fortalecendo tanto a imagem da empresa perante a sociedade, quanto as culturas locais. Conclui que falta uma efetiva participação das empresas no desenvolvimento da identidade sociocultural capixaba, pois a maior parte das matérias e anúncios pesquisados não possuía investimento das grandes empresas.਍ഀ


Palavras-chave:  Cultura capixaba, Identidade cultural, Responsabilidade social
਍ഀ