XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT02.186-1


IJ: Publicidade e Propaganda

CONTRIBUIÇÕES SEMIÓTICAS AO ESTUDO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO TEÓRICA APLICADA

Eneus Trindade Barreto Filho (Universidade de São Paulo)

Resumo

Este texto é parte das reflexões teóricas do nosso Pós-doutorado realizado junto ao Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal que  abordou aspectos interculturais do estudo fotoetnográfico da publicidade e do consumo alimentar no Brasil e em Portugal.  Aqui serão ressaltados os aspectos referentes às contribuições da semiótica para o estudo das comunicações publicitárias de alimentos. A proposta é entender os modelos de análise semiótica da publicidade como  um meio de operacionalização da descrição densa, na perspectiva etnográfica, a partir da interface interdisciplinar com a produção de sentido das imagens publicitárias,  no campo da alimentação, apresentado a análise de um anúncio do azeite Gallo como exemplo.


Palavras-chave:  produção de sentido, Semiótica, Publicidade, imagens, Alimentação
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