IJ: Publicidade e Propaganda A ARTICULAÇÃO DAS AÇÕES DE PROPAGANDA, RELAÇÕES PÚBLICAS E ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA UMA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA INTEGRADA. José Luiz Muniz Filho (Universidade Paulista)
ResumoO objetivo principal desse artigo é analisar a comunicação integrada e as especificidades das ferramentas da comunicação mercadológica, mais especificamente as formas de integração entre as ações de relações públicas, assessoria de imprensa e propaganda, para o lançamento de produtos dirigidos às mulheres. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, que empregou as técnicas de pesquisas bibliográficas e documentais.A partir desse estudo, verificou-se que a possibilidade de integração dessas ferramentas de comunicação mercadológica está intrinsecamente relacionada a um objetivo mercadológico e a uma verba de comunicação determinados em um plano estratégico de marketing e que a integração poderá ocorrer a partir da visão articuladora do gestor de comunicação da empresa. Palavras-chave: comunicação integrada, plano estratégico de marketing, relações públicas, assessoria de Imprensa, propaganda |