XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ05.222-1


IJ: Comunicação Multimídia

ESTUDO DE METODOLOGIAS DE ROTEIRIZAÇÃO PARA HIPERMÍDIA

Enric Granzotto Llagostera (Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

A roteirização de hipermídia é um processo sem uma convenção metodológica estabelecida. Por sua natureza híbrida, convergente e interativa, a hipermídia possui aspectos particulares em sua roteirização que a diferenciam dos processos que a precedem. Neste estudo, baseado na literatura, discute-se as especificidades do meio aplicadas à pré-produção, apresentando e definindo metodologias de roteirização. Nos processos de roteirização percebem-se abordagens baseadas em teorias variadas, desde a crítica genética associada a semiótica, ao desenvolvimento de software, passando por teorias da narrativa digital. Comparam-se metodologias tomando por critério sua relação com as especificidades do meio, procedendo a uma categorização de metodologias. Estudos de caso com um conjunto variado de obras ajudam a embasar a categorização e a discutir pontos limítrofes entre categorias.


Palavras-chave:  Hipermídia, Metodologias, Roteirização
਍ഀ