XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT07.264-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

A INVENÇÃO DA FLORESTANIA

Francisco de Moura Pinheiro (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Instalado no Governo do Estado do Acre desde 1999, o Partido dos Trabalhadores (PT) juntou num mesmo vocábulo as palavras "floresta" e "cidadania", criando uma espécie de neologismo denominado "florestania". Uma tentativa de expressar o direito de ser cidadão de cada um dos habitantes da floresta acreana, inclusive aqueles que não existem para o país, por não possuírem, sequer, uma Certidão de Nascimento. Para sedimentar a idéia da "florestania", a partir dos conceitos de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável, foram executadas várias ações, tendo os veículos de comunicação sediados no Acre como principais instrumentos de disseminação do novo ideário. O objetivo deste artigo é tecer considerações sobre este fato e especular sobre a validade dos postulados oficiais dez anos depois de implantada a florestania.


Palavras-chave:  comunicação, florestania, ideologia, jornalismo, política
਍ഀ