IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania PROJETO COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA ENTRE SONS E PALAVRAS: REFLEXÕES A PARTIR DAS OFICINAS DE JORNAL E RÁDIO Raquel Lara Rezende Alves Pinto (Fapemig); Ludyane Chaves Agostini (UFJF); Laila Cupertino Hallack (UFJF); Cláudia Regina Lahni (UFJF)
Resumoഀ
Este artigo pretende refletir sobre as experiências com educomunicação vivenciadas ao longo das oficinas de jornal impresso e de rádio que integram o corpo de atividades do projeto Comunicação para a cidadania: tecnologias, identidade e ação comunitária. As reflexões trazem debates voltados para a educomunicação, entendida como leitura crítica dos meios, e cidadania a partir de sua base teórica e metodológica, encontradas, em especial, nas obras de Paulo Freire e de Mario Kaplún. Para isso, busca-se visualizar o panorama traçado pelas ações realizadas em um semestre com quinze adolescentes, alunos de escola pública do bairro Santa Cândida da cidade de Juiz de Fora. ഀ
Palavras-chave: Comunicação, Educomunicação, Cidadania |