IJ: Comunicação Multimídia WHO WATCHES THE WATCHMEN? UMA ANÁLISE TRANSMIDIÁTICA José Carlos Messias Santos Franco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Saulo Rocha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Mariana Ferreira de Aguiar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Raquel Timponi (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Fátima Régis (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Alessandra Maia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Juliana Fernandes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
ResumoO presente artigo tem como objetivo realizar uma análise dos produtos transmidiáticos de Watchmen, de acordo com o conceito de Henry Jenkins. Para isso, num primeiro momento, será feita uma contextualização histórica e uma breve discussão sobre a problemática da vigilância, questão chave na trama. Na segunda parte, será abordada a mudança econômica do processo de produção e distribuição midiática, hoje, realizada tanto pela indústria quanto por um mercado informal (mídias digitais colaborativas). Por fim, buscaremos evidenciar como as citações entre mídias freqüentemente exigem maior atenção e participação do usuário, funcionando como elemento fundamental para a análise dos produtos transmidiáticos.ഀ
ഀ
Palavras-chave: transmídia, mídias colaborativas, Watchmen, vigilância, citações |