IJ: Interfaces Comunicacionais ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DO CONTEMPORÂNEO. Lélisa Pereira Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); Gisela Pascale Leite (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
ResumoEste trabalho foi desenvolvido com o intuito de provocar uma reflexão acerca do método foucaultiano de análise do discurso em educação realizado pela pesquisadora Rosa Fischer. A relevância deste trabalho é apresentar o método e suas contribuições para a área da educação em interface com a comunicação. O trabalho pretendeu problematizar a discussão em torno do método, contribuindo como ferramenta para se pensar a mídia como um campo privilegiado no qual, através dos enunciados, é possível produzir subjetividade que refletem nos comportamentos, atitudes ou discursos dos sujeitos. Para ela, toda sociedade produz discursos de saberes e que munidos de poderes exercem uma certa pedagogia do ser que governa a existência humana por processos de subjetivação.
Palavras-chave: Análise do Discurso, Mídia, Educação |