IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional VALE: UMA ESTRATÉGIA VERDE-AMARELA DE RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS Óscar Curros Moure (ECA-USP)
ResumoAnalisa-se a estratégia de Relações Públicas Internacionais que a Companhia Vale do Rio Doce adotou para o lançamento da nova marca global, Vale, em 2007. Com esse objetivo, formula-se o seguinte problema de pesquisa: como o grupo de líderes da corporação conduziu a mudança cultural, a fim de superar os desafios da integração interna e da adaptabilidade externa? Usam-se métodos de pesquisa quantitativos e, principalmente, qualitativos – entrevista em profundidade e pesquisa bibliográfica – para fundamentar o estudo da globalização e a cultura como elementos-chave da estratégia de comunicação da Vale. Conclui-se que a empresa aproveitou a oportunidade de realinhar sua identidade com sua imagem frente aos públicos globais por meio de sua estratégia de Relações Públicas Internacionais, gerenciada ao estilo brasileiro, coerente com a visão da organização e adaptada aos contextos locais. Palavras-chave: Companhia Vale do Rio Doce (Vale), Relações Públicas Internacionais, Cultura Organizacional, Globalização, Branding |