XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.419-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

USO PEDAGÓGICO DA(S) MÍDIA(S):਍ഀ ANÁLISE DO PROJETO ÉPOCA NA EDUCAÇÃO

Gisela Pascale de Camargo Leite (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); Lélisa Pereira Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

Numa sociedade onde informação e entretenimento aparecem num “teclar” de olhos e o mundo se apresenta cada vez mais como uma “aldeia global” onde o “meio é a mensagem”, parece que os objetivos idealizados por Mcluhan em 1964 começam a ser alcançados. Assim, surge uma economia emergente baseada no conhecimento, mas também numa cultura digital fazendo com que as escolas, sobretudo em suas tradicionais salas de aula, explorem novas práticas de interação com a linguagem contemporânea. Partindo dessa premissa, o presente artigo faz uma análise geral da iniciativa do projeto da revista Época, refletindo sobre o uso de interfaces comunicacionais na educação em dimensões teóricas de acordo com as definições de alguns autores que pesquisam sobre mídia-educação. Os fascículos analisados foram de 2007 e o que fora considerado mais significativo foi discutido neste.


Palavras-chave:  Mídia(s), Mediação Pedagógica
਍ഀ