IJ: Comunicação Audiovisual AS MIL FACES DA IMAGEM INTERMINÁVEL E AS RELAÇÕES DE ATUALIZAÇÃO E VIRTUALIZAÇÃO NAS FOTOGRAFIAS DE KLEIN Michele Petruccelli Pucarelli (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
ResumoAtualmente, no meio artístico contemporâneo, muitas vezes o conceito da obra, que estimularia a reflexão, é substituído por um show tecnológico. Talvez porque os conceitos estejam voláteis ou a imagem esteja se esvaziando neste momento de afirmação de uma tecnologia computacional. Contudo, independente do desequilíbrio entre exageros tecnológicos e conteúdo artístico, algumas imagens continuam a se destacar mantendo acesa uma das questões que mais perduram e suscitam questionamentos conceituais na história das imagens: a relação mútua do par atual-virtual. Para contribuir com uma reflexão a respeito dessa relação, este artigo retorna às teses centrais de Bergson, a relação do pintor com o quadro branco, ao conceito da imagem-tempo de Deleuze e utiliza algumas fotografias de William Klein como objeto de estudo de imagens que nos conduziriam para o abismo de um tempo interminável.ഀ
ഀ
Palavras-chave: Bergson, Deleuze, Klein, imagem-tempo, atual-virtual |