IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania "K - ENTRE NÓS" - A RÁDIO ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA E VEÍCULO DEMOCRÁTICO DE PRÁTICAS COMUNICACIONAIS Felipe Lopes Menicucci (Universidade Federal de Viçosa); Maristella Paiva Cota (Universidade Federal de Viçosa); Maria Inês Freitas de Amorim (Universidade Federal de Viçosa); Ana Paula Gomes Nunes (Universidade Federal de Viçosa); Mônica Aparecida Soares Bento (Universidade Federal de Viçosa); Mariana Andrade Azevedo (Universidade Federal de Viçosa); Kátia de Lourdes Fraga (Universidade Federal de Viçosa)
Resumoഀ
O presente artigo apresenta a experiência de um projeto de extensão para a implantação de uma rádio escola, permitindo aos alunos de uma instituição estadual de ensino usarem a mídia radiofônica como canal de conversação livre, democrática e longe dos padrões comerciais. Através de produções radiofônicas próprias, estudantes e professores utilizam a rádio como ferramenta pedagógica complementar ao ensino em sala da aula e como canal de entretenimento. Dessa forma, ensinar através da mídia permite uma maior liberdade criativa aos alunos e inclusão de todos os agentes sociais presentes na escola. ഀ
Palavras-chave: cidadania, educomunicação, rádio escola |