IJ: Comunicação Audiovisual A TELEVISÃO PÚBLICA COMO COMUNICAÇÃO DE MASSA: UM PROJETO CULTURAL ENTRE A QUALIDADE E QUANTIDADE Luiz Felipe Ferreira Stevanim (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
ResumoOs projetos de televisão pública colocam-se entre a dupla tarefa de responder às demandas do público e apresentar uma programação diferenciada da matriz comercial. De partida, a figura do “telespectador médio” como um sujeito de posição conformada e gosto pouco exigente deve ser recusada. De larga aceitação no campo acadêmico e profissional, este referencial é aqui examinado em uma perspectiva histórica e multidisciplinar, que busca apontar algumas de suas contradições e limites. Uma televisão pública que se pretende ancorada às ideias de profundidade e representação plural não pode perder de vista sua dimensão massiva, o que requer um exame contínuo sobre sua vocação pública, encarando a televisão como um fenômeno cultural capaz de estabelecer e modificar vínculos sociais.
Palavras-chave: Televisão pública, comunicação de massa, "público médio", mediações sociais |