IJ: Interfaces Comunicacionais A REENGENHARIA DE ÁUDIOS: UMA FERRAMENTA DE APOIO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE Vanessa Portes dos Santos (Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina e Escola de Comunicação e Artes)
ResumoEste trabalho propõe quatro formatos de áudio para fins educacionais na área de saúde, os chamados áudios educativos em saúde. Desenvolvidos no âmbito da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, esses áudios são produzidos em miniestúdios de baixo investimento, possibilitando o envolvimento do usuário na produção, e podem ser intercambiáveis pela Internet. Os áudios educativos em saúde podem ser reproduzidos em dispositivos eletrônicos móveis, que permitem a mobilidade e interatividade do usuário. Tendo como base seu roteiro de produção e seus formatos, discute a importância dessas ferramentas para a educação e cultura em saúde, já que elas podem ter utilidade para diferentes tipos de público e abrem um novo mercado de trabalho para profissionais da comunicação. Busca-se, assim, a democratização do conhecimento em saúde. Palavras-chave: saúde, educação, tecnologias móveis, áudios, objeto de aprendizagem |