XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT04.533-1


IJ: Comunicação Audiovisual

A MÚSICA NO CINEMA DE ROBERT BRESSON

Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Analisamos o papel e a utilização da música ao longo da filmografia de Robert Bresson. Em coerência com o livro do diretor, Notas sobre o cinematógrafo, esse uso é marcado por uma economia crescente. Percebe-se uma primeira fase, em que música é original e principalmente extradiegética; uma segunda, em que a música é principalmente oriunda do repertório clássico pré-existente e extra-diegética; e uma terceira fase, em que o repertório clássico ainda é utilizado, mas a música é apenas diegética, sendo também muito importantes os ruídos, que atuam como música e construindo paisagens sonoras. Consideramos que nesse uso da música há associações de forma e conteúdo e que o repertório clássico traz novos significados para o filme. Analisamos, em especial, um filme de cada fase, As damas do Bois de Boulogne, Pickpocket e O dinheiro.  


Palavras-chave:  cinema, música, Robert Bresson
਍ഀ