XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT05.611-1


IJ: Comunicação Multimídia

CULTURA PARTICIPATIVA, ESPETÁCULO INTERATIVO: ਍ഀ DO “EMPODERAMENTO” AO ENGAJAMENTO CORPORATIVO DOS USUÁRIOS DE MÍDIA਍ഀ

Henrique Moreira Mazetti (FACSUM)

Resumo

O artigo investiga diferentes construções teóricas acerca da emergência do consumidor empoderado no cenário midiático atual. Inicialmente, o autor revisita um quadro analítico em que as transformações nos modos de produção, circulação e consumo de bens culturais são vistas como contexto para o surgimento de um consumidor produtivo, criativo e socializado, que aproxima o consumo da cidadania. A seguir, é apresentada uma perspectiva contrastante, em que o mesmo fenômeno é compreendido como reflexo das novas modalidades de negócios praticadas pelos conglomerados de mídia, que buscam engajar o consumidor de modo ainda mais imersivo em seus bens simbólicos. Em um terceiro momento, o autor reflete sobre uma possível síntese destes dois marcos interpretativos para, por fim, sugerir alguns apontamentos teórico-metodológicos em relação a uma possível investigação sobre o fenômeno.


Palavras-chave:  Cultura participativa, empoderamento, engajamento corporativo, consumo midiático, interatividade
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