XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ02.629-1


IJ: Publicidade e Propaganda

AS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NA PUBLICIDADE CONTEMPORÂNEA: A CAMPANHA DE VEJA. ਍ഀ ਍ഀ

Carolina Prestes Yirula (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão a respeito da representação do corpo negro na criação publicitária brasileira contemporânea. Desenvolver-se-á uma análise ilustrativa da campanha da Revista Veja: "Veja. Indispensável para o país que queremos ser", datada de outubro de 2007, para evidenciar como o negro é representado na contemporaneidade. A partir dos resultados da análise, pode-se afirmar que a campanha da Veja amplia as representações do negro, saindo do lugar comum que o concebe apenas como carente, e retratando-o também como agente social na construção da sociedade. Observamos aspectos dicotômicos na representação publicitária atual do negro: o estereótipo ainda subsiste ao lado de outras representações que o concebem como consumidor e como agente social responsável pelos acontecimentos sociais.


Palavras-chave:  Publicidade brasileira, Corpo negro, Representações
਍ഀ