IJ: Interfaces Comunicacionais PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS: UMA ANÁLISE SOBRE A SÉRIE INFANTIL COCORICÓ DA TV CULTURA DE SÃO PAULO Flávia Prado Domingos da Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Resumoഀ
O artigo apresenta a análise dos conteúdos de um conjunto de DVD´s do programa Cocoricó, série infantil da TV Cultura de São Paulo. A pesquisa, em andamento, aponta como problema identificar se os princípios da Educomunicação, que colaborariam para uma melhor formação da criança, são encontrados nos programas. Para isso, recorreu-se a um exame de alguns conceitos-chave da disciplina, elaborados por autores principalmente brasileiros e latino-americanos. Antes das análises, foi realizado um levantamento de algumas definições, de diferentes autores, a fim de compreender este campo de atuação. Em seguida, foram analisados três DVD´s, e identificados alguns valores, aqui chamados de princípios educomunicativos. ഀ
Palavras-chave: Educomunicação, Televisão, Criança, Cocoricó |