XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ07.713-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA PELOS PORTUGUESES ATRAVÉS DA MÍDIA

Bruna Siqueira Oroña (Universidade Federal de Juiz de Fora); Flávia Vasconcelos Paravidino (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Produções culturais brasileiras têm grande penetração em Portugal. Com circulação assegurada na mídia, principalmente telenovelas e filmes constituem a ponta-de-lança da presença cultural brasileira. Diante disso, o objetivo do artigo é avaliar a percepção que públicos específicos na cidade de Covilhã têm do Brasil, a partir do acesso a estas produções. Quais construções são feitas pelo espectador diante destes produtos? Para tanto, utlizamos uma análise de dados referentes a questionários aplicados na referida cidade, bem como abordamos uma pesquisa feita no caderno Opinão da DataFolha.


Palavras-chave:  Identidade, Cultura, Mídia
਍ഀ