IJ: Interfaces Comunicacionais PUBLICIDADE E ARTES PLÁSTICAS: A UTILIZAÇÃO DA MENSAGEM,ഀ
DO CÓDIGO E DOS VEÍCULOS PUBLICITÁRIOS PELAS OBRAS DE ARTE Lamounier Lucas Pereira Júnior (EBA/UFMG)
ResumoNeste artigo, faz-se um levantamento sobre a relação entre a Publicidade e as Artes Plásticas, dividindo o tema em três grupos de artistas. O primeiro grupo compreende aqueles artistas que se valeram apenas da mensagem e do código publicitário em suas obras, promovendo uma crítica à sociedade de consumo e aos meios de comunicação de massas. O segundo grupo compreende os artistas que utilizaram os veículos externos normalmente destinados à veiculação da mensagem publicitária (outdoors, cartazes etc.) como suporte para a exibição de suas obras. O terceiro grupo compreende os artistas que não só se valeram do código publicitário como também dos veículos externos para a exposição de suas obras. Apresentam-se aqui também as principais obras desses artistas e as diferenças de abordagem entre os três grupos. Palavras-chave: arte contemporânea, estética kitsch, arte urbana, pop art, publicidade |