XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.825-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

PUBLICIDADE E ARTES PLÁSTICAS: A UTILIZAÇÃO DA MENSAGEM,਍ഀ DO CÓDIGO E DOS VEÍCULOS PUBLICITÁRIOS PELAS OBRAS DE ARTE

Lamounier Lucas Pereira Júnior (EBA/UFMG)

Resumo

Neste artigo, faz-se um levantamento sobre a relação entre a Publicidade e as
Artes Plásticas, dividindo o tema em três grupos de artistas. O primeiro grupo
compreende aqueles artistas que se valeram apenas da mensagem e do código
publicitário em suas obras, promovendo uma crítica à sociedade de consumo e aos
meios de comunicação de massas. O segundo grupo compreende os artistas que
utilizaram os veículos externos normalmente destinados à veiculação da mensagem
publicitária (outdoors, cartazes etc.) como suporte para a exibição de suas obras. O
terceiro grupo compreende os artistas que não só se valeram do código publicitário
como também dos veículos externos para a exposição de suas obras. Apresentam-se
aqui também as principais obras desses artistas e as diferenças de abordagem entre os três grupos.


Palavras-chave:  arte contemporânea, estética kitsch, arte urbana, pop art, publicidade
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