XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ05.928-1


IJ: Comunicação Multimídia

A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA NA CONSTRUÇÃO DOS PERFIS DOS USUÁRIOS DOS SITES DE RELACIONAMENTO NA INTERNET.

Daniela Cândida de Abreu Lopes (Centro Universitário Newton Paiva); Diego Eustáquio Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Jaqueline Mourão Ferreira (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Júnior (Centro Universitário Newton Paiva)

Resumo

Este artigo pretende investigar como se dá a  construção dos anúncios
publicitários de divulgação dos perfis dos membros dos  sites de relacionamento na
Internet. Pretende-se verificar como a redação dos títulos e dos textos dos perfis dos
participantes baseia-se nas mesmas técnicas de redação dos anúncios publicitários,
averiguando a utilização das abordagens emocionais e/ou racionais, a utilização de
figuras de linguagem e de recursos específicos de redação publicitária. Além disso,
pretende-se analisar como a criação dos  nicknames (apelidos criados pelos
participantes) explora o espaço de construção social da realidade a partir de modelos de
tipificação baseados na construção de arquétipos. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Sites de relacionamento, texto publicitário, tipificação, arquétipos
਍ഀ