XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.952-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

COMUNICAÇÃO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Ana Lúcia de Souza (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo

As grandes transformações do século XXI e, sobretudo o avanço das novas tecnologias nos processos de comunicação incidem também nas questões educacionais, ou seja, as relações de ensino-aprendizagem e cognição do humano, uma vez que, com o surgimento de novos aparatos tecnológicos o saber tornou-se acessível por diversas fontes de informação disponíveis. Observa-se uma ampliação dos horizontes de conhecimento não mais restritos a um único meio, de forma a propiciar ao agente humano descobrir caminhos próprios para a aquisição desse conhecimento até então legado somente à escola. Desta forma, o papel da instituição de ensino e do professor passam a exigir uma reconfiguração de sua ação docente com vistas a atender à nova demanda da sociedade.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Comunicação, Educação, Ambientes Virtuais, Novas Tecnologias, Ação Docente
਍ഀ