XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT07.1012-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

NOVAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NA ESFERA PÚBLICA OU FETICHIZAÇÃO DA IMAGEM? O PROBLEMA DA REPRESENTAÇÃO DA ALTERIDADE NO DOCUMENTÁRIO “FALCÃO: MENINOS DO TRÁFICO”.

Thiago Araujo Ansel (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Este artigo se ocupará de discutir como, em uma realidade contemporânea marcada por crises nos mecanismos de representação política e mediação tradicionais, se dá a interferência de uma organização da sociedade civil no espaço público midiatizado, observando também como estratégias de luta política e legitimação social se reconfiguraram neste novo contexto. Pretende-se também problematizar a construção da alteridade em uma dada produção midiática a partir da observação de um caso particular em que a referida organização negocia com um grande conglomerado comercial de mídia a exibição de um produto cultural audio-visual finalizado pela primeira e veiculado pela segunda.


Palavras-chave:  espaço público, ONGs, alteridade e estereótipo, midiatização, favela
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