XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT07.1013-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

A TELEVISÃO SEGMENTADA E A FRAGILIZAÇÃO IDENTITÁRIA NOS GRUPOS RELIGIOSOS DE CUNHO EVANGÉLICO

Hideide Brito Torres (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

A crescente presença dos segmentos evangélicos na mídia vem despertando o interesse acadêmico pelo estudo do fenômeno nas mais diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Atualmente, cerca de 15% dos programas da tevê aberta veiculam mensagens religiosas e ao menos uma centena de canais possuem o todo de sua grade focada neste segmento. O artigo pretende analisar, à luz dos estudos culturais e do interacionismo simbólico, de que forma esta presença na mídia atua sobre a identidade dos grupos sociais conhecidos como evangélicos, especialmente nos aspectos específicos da segmentação, apontando, de modo particular, os riscos e potencialidades de fragilização identitária.


Palavras-chave:  Cultura, Evangélicos, Identidade, Segmentação, Televisão
਍ഀ