XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.1021-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

A PERFORMANCE PUBLI(CITADINA): PROCESSOS COMUNICACIONAIS NO METRÔ DE SÃO PAULO

Frederico Jorge Tavares de Oliveira (ESPM/SP)

Resumo

O metrô pode ser encarado como meio; lugar onde circulam as narrativas਍ഀ publicitárias, em condição de plurivocalidade, numa acolhida tensa e਍ഀ produtiva do ser urbano de São Paulo. Buscamos acompanhar o que se਍ഀ passa em um processo comunicativo paradigmático da contemporaneidade, a਍ഀ partir da observação de sua natureza em fluxo: perfis de consumo da਍ഀ publicidade no metrô. Tal fenômeno é desenvolvido nessa leitura com a਍ഀ clara referência à concepção de representação (performance), como਍ഀ aquela noção central da produção do comum. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Processos comunicacionais, performance, metrô, consumo, publicidade
਍ഀ