DT: Jornalismo POR UMA DIDÁTICA DO JORNALISMO: ANÁLISE COMPARATIVA DE CONTEÚDO ENTRE OS MANUAIS DE REDAÇÃO DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E O ESTADO DE SÃO PAULO Tiago César Agostinho (Universidade Federal de Viçosa)
ResumoO presente artigo se propõe, através da utilização da Análise de Conteúdo, realizar uma apreciação comparativa entre os Manuais de Redação dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Busca-se determinar qual Manual de Redação, dentre os dois pesquisados, possui um conteúdo mais didático e que, dessa forma, possa ser utilizado com maior eficiência nos cursos de jornalismo. Um Manual mais didático pode trazer um maior entendimento conceitual e sistemático aos estudantes, servindo, dessa maneira, como um importante apoio às atividades por parte dos docentes. Além dessa delimitação, o trabalho contextualiza historicamente a inserção dos Manuais de Redação no Brasil, demonstrando evoluções e utilidades, a criação dos primeiros cursos de graduação em jornalismo e a inserção do jornal – laboratório como prática pedagógica.
Palavras-chave: Análise de Conteúdo, Ensino de jornalismo, Folha de São Paulo, Manual de Redação, O Estado de São Paulo |