XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.23-1


DT: Jornalismo

POR UMA DIDÁTICA DO JORNALISMO: ANÁLISE COMPARATIVA DE CONTEÚDO ENTRE OS MANUAIS DE REDAÇÃO DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E O ESTADO DE SÃO PAULO

Tiago César Agostinho (Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

O presente artigo se propõe, através da utilização da Análise de Conteúdo, realizar uma apreciação comparativa entre os Manuais de Redação dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Busca-se determinar qual Manual de Redação, dentre os dois pesquisados, possui um conteúdo mais didático e que, dessa forma, possa ser utilizado com maior eficiência nos cursos de jornalismo. Um Manual mais didático pode trazer um maior entendimento conceitual e sistemático aos estudantes, servindo, dessa maneira, como um importante apoio às atividades por parte dos docentes. Além dessa delimitação, o trabalho contextualiza historicamente a inserção dos Manuais de Redação no Brasil, demonstrando evoluções e utilidades, a criação dos primeiros cursos de graduação em jornalismo e a inserção do jornal – laboratório como prática pedagógica.  


Palavras-chave:  Análise de Conteúdo, Ensino de jornalismo, Folha de São Paulo, Manual de Redação, O Estado de São Paulo
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