XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.68-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A CONFRONTAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE LEITOR-MODELO DE UMBERTO ECO E A TEORIA DA PERCEPÇÃO DE PEIRCE APLICADOS NA OBRA ALICE NOS PAÍS DAS MARAVILHAS DE LEWIS CARROLL

Leandro Silva Tavares (Centro Universitário do Sul de Minas); Romilson Marco dos Santos (Centro Universitário do Sul de Minas)

Resumo

Muitas pessoas consideram a obra Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll como uma obra estritamente voltada para o público infantil. Pouco se sabe das referências científicas, das alusões literárias e os jogos de lógica, contidas na obra. Tudo isso pode ser fundamental para o leitor ávido por descobrir caminhos novos ao percorrer as páginas junto com Alice. Esse artigo tenta explicar o processo de comunicação existente na obra de Carroll, através da teoria da percepção de Peirce e das teorias sobre texto de ficção de Umberto Eco, e também através de uma pesquisa realizada nas escolas de ensino médio de Varginha. O objetivo é estudar a relação existente entre autor, leitor e a obra em si; como é percebida a obra e como é a participação do leitor no texto de ficção.


Palavras-chave:  Percepção, Pragmaticismo, Narrativa, Leitor-Modelo, Ficção
਍ഀ