XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.70-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O ORKUT QUE CONSTRÓI A REALIDADE DOS INDIVÍDUOS, OU AS CRENÇAS DOS INDIVÍDUOS QUE CONSTROEM O ORKUT?

Claudilene Neves Figueiredo (Centro Universitário do Sul de Minas); Romilson Marco dos Santos (Centro Universitário do Sul de Minas)

Resumo

O Orkut é uma rede social filiada ao Google desde 2004, e os jovens brasileiros são seus usuários mais assíduos. Até que ponto a vida virtual desses jovens interferem na sua vida real? Decorrente deste problema de pesquisa, nosso objetivo é descobrir se o Orkut tem construído realidades, ou se as crenças (segundo a doutrina de Charles Sanders Peirce) dos indivíduos membros do Orkut que o constroem; analisando assim até que ponto o virtual vem interferindo no real, na vida destes jovens. Considera-se um parâmetro entre dois públicos: estudantes de publicidade e publicitários graduados no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG) que obtiveram estudos se semiótica e teorias da comunicação e jovens brasileiros de 15 a 35 anos. Como resultado abre-se a principal questão: esta rede social é capaz de criar realidades tão fortemente presentes na vida destas pessoas?


Palavras-chave:  Orkut, Semiótica, Realidade, Jovens, Crenças
਍ഀ