XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT03.110-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

TRANSDISCIPLINARIDADE, METÁFORAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: REFLEXÕES SOBRE TRANSFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS, TERMINOLÓGICAS E IDENTITÁRIAS.

Raphael Silva Souza Oliveira Carvalho (Universidade Federal de Juiz de Fora); Cassia Vale Lara (Universidade Federal de Juiz de Fora); Boanerges Balbino Lopes Filho (Universidade Federal de Juiz de Fora); Iara Marques do Nascimento (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

਍ഀ

O presente trabalho se propõe a traçar um novo olhar sobre a realidade da comunicação nas organizações. O estudo discute o frequente uso de metáforas dentro de uma perspectiva de mudança e transposição, na busca por compreender seu papel em esferas de atuação humana e seus usos nas empresas e instituições. Diante de um cenário de mudanças, elas permitem abordar uma mesma situação de maneiras diferentes, ampliando visões e sugerindo ações diferenciadas. As breves reflexões contidas neste estudo destacam que os pontos de vista gerados por diferentes metáforas não são simplesmente teóricos, mas alcançam o patamar prático. As metáforas criam um mosaico de pontos de vista, concorrentes e complementares. Entender essa dinâmica, projetada nos discursos e ações comunicativas das organizações, é o propósito do estudo.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Metáforas, Transdisciplinaridade
਍ഀ