XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.130-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

CRIATIVIDADE E FOLKCOMUNICAÇÃO POLÍTICA: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING POLÍTICO DE GILBERTO KASSAB, CANDIDATO À PREFEITURA DE SÃO PAULO, EM 2008

Victor Kraide Corte Real (ISCA Faculdades)

Resumo

਍ഀ A proposta do presente texto é discutir a aplicação de estratégias de marketing político e de propaganda eleitoral tendo como fundamento a apropriação de elementos da cultura popular, objetos de estudo da Folkcomunicação, e que serão aqui desdobrados na forma de Folkcomunicação Política. Trata-se de um estudo de caso sobre a linha criativa adotada pelos coordenadores da campanha de Gilberto Kassab (DEM), candidato à Prefeitura de São Paulo, em 2008, especificamente representada por um elemento simbólico de folkcomunicação – o "Kassabão". Um boneco inflável de 2,5m de altura, produzido em lona e controlado internamente por uma pessoa. Este artigo ainda pretende abordar a hipótese da folkcomunicação ser uma boa opção diante das limitações e restrições impostas, ano após ano, pela legislação eleitoral.਍ഀ


Palavras-chave:  Comunicação, Propaganda, Eleições, Cultura Popular
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