DT: Interfaces Comunicacionais INTERTEXTUALIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE: DO TEXTO DRAMATÚRGICO À PERFORMANCE DO ATOR EM CENAഀ
Marlene Fortuna (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp)
ResumoEste artigo nasceu de nossa pesquisa de Pós-Doutorado cujo foco compreende o estudo do texto do autor dramatúrgico (suporte fixo, sólido e imperecível) e sua respectiva transformação em performance “viva” do ator cênico (suporte infixo, líquido e perecível). Quais conflitos, harmonias e licenças poéticas prevêem esta complicada intertextualidade. Daí a comunicação "iluminada" com a platéia, que além de transcender a compreensão lógica da narrativa, deve propor desenhos de corpo, voz e emoção para a expressão bela e significativa de conflitos entre os agentes da ação dramática. Estudamos a possível conquista da retórica, da eloqüência, da persuasão e da empatia lúdico-teatrais. Palavras-chave: Dramaturgia, Literatura Adaptada, Roteirista, Interpretação, Performance |