XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.173-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O POSICIONAMENTO EDITORIAL DO JORNAL ESTADO DE MINAS NA COBERTURA POLÍTICA DA CAMPANHA PARA A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE EM 2008

Luiz Ademir de Oliveira (Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)); Douglas Caputo de Castro (Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ))

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o posicionamento editorial do jornal Estado de Minas na corrida eleitoral pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2008. A pesquisa focalizou atenção na campanha de Márcio Lacerda (PSB), pois ele integrou a inédita aliança entre PT/PSDB/PSB e que teve como padrinhos políticos o governador Aécio Neves (PSDB) e o então prefeito Fernando Pimentel (PT). Para operacionalizar a pesquisa, dividiu-se o pleito em quatro períodos: 1º) cenário político; 2º) cenário pré-eleitoral; 3º) cenário eleitoral (1º turno) e 4º) cenário eleitoral (2º turno). A pesquisa trabalha com literatura especializada na interface mídia e política e análise de conteúdo baseada em dados quantitativos e qualitativos que investigam valência e visibilidade dos candidatos em corpus composto de 953 notícias (1º de maio a 31 de outubro de 2008).


Palavras-chave:  Mídia, Política, Eleição, Estado de Minas, Visibilidade midiática
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