XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.177-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O JORNAL ESTADO DE MINAS COMO ATOR POLÍTICO NA COBERTURA DA CAMPANHA DE LEONARDO QUINTÃO À PREFEITURA DE BELO HORIZONTE EM 2008 SOB O ENFOQUE DA CULTURA DA MINEIRIDADE

Wanderson Antônio do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI)

Resumo

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Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica sobre as estratégias discursivas acionadas pelo jornal Estado de Minas na cobertura da campanha do candidato Leonardo Quintão (PMDB) à Prefeitura de Belo Horizonte em 2008 e como o candidato utilizou o discurso da mineiridade. Assim, evidencia-se o papel da imprensa como ator político, na construção e representação da imagem do candidato nos períodos do cenário político, pré-eleitoral e eleitoral do pleito. Para tal estudo, partiu-se de três recortes na análise das notícias do jornal, de acordo com o período em que foram publicadas: cenário político - compreende o período de primeiro de maio a cinco de julho (homologação das candidaturas); cenário pré-eleitoral, de 6 de julho a 19 de agosto (início do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral - HGPE), e cenário eleitoral - que vai até a data do pleito.


Palavras-chave:  Mídia, Política, Estado de Minas, Eleições, Mineiridade
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