DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação O JORNAL ESTADO DE MINAS COMO ATOR POLÍTICO NA COBERTURA DA CAMPANHA DE LEONARDO QUINTÃO À PREFEITURA DE BELO HORIZONTE EM 2008 SOB O ENFOQUE DA CULTURA DA MINEIRIDADE Wanderson Antônio do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI)
Resumoഀ
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica sobre as estratégias discursivas acionadas pelo jornal Estado de Minas na cobertura da campanha do candidato Leonardo Quintão (PMDB) à Prefeitura de Belo Horizonte em 2008 e como o candidato utilizou o discurso da mineiridade. Assim, evidencia-se o papel da imprensa como ator político, na construção e representação da imagem do candidato nos períodos do cenário político, pré-eleitoral e eleitoral do pleito. Para tal estudo, partiu-se de três recortes na análise das notícias do jornal, de acordo com o período em que foram publicadas: cenário político - compreende o período de primeiro de maio a cinco de julho (homologação das candidaturas); cenário pré-eleitoral, de 6 de julho a 19 de agosto (início do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral - HGPE), e cenário eleitoral - que vai até a data do pleito. Palavras-chave: Mídia, Política, Estado de Minas, Eleições, Mineiridade |