DT: Publicidade e Propaganda O CINEMA BRASILEIRO E O MARKETING CULTURAL:ഀ
AS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA E OS CASOS DE NORMA BENGELL E GUILHERME FONTES Vanessa Costa Pereira Paes (UNIBAN)
Resumoഀ
É dentro do contexto da definição de ma rketing que podemos encontrar o conceito de ഀ
marketing cultural, que utiliza-se da cultura como base e instrumento para poder ഀ
transmitir uma determinada mensagem, mas sem que, necessariamente, a cultura seja a ഀ
atividade-fim da empresa. Com base nesta premissa, este trabalho consiste em analisar os ഀ
casos .Guilherme Fontes. e .Norma Bengell. que tiveram grande repercussão na mídia ഀ
por serem acusados de usar as t écnicas de marketing cultural - mecanismo importanteഀ
para o financiamento dos filmes no Brasil . para obter verba a partir das leis de incentivoഀ
à cultura e não devolveram à sociedade o investimento já seus filmes nunca foram às ഀ
telas. Aqui pretende-se uma reflex ão sobre o verdadeiro papel do marketing cultural eഀ
das leis de incentivo à cultura em um país como Brasil. Palavras-chave: cinema brasileiro, leis de incentivo à cultura, marketing cultural |