XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT02.227-1


DT: Publicidade e Propaganda

O CINEMA BRASILEIRO E O MARKETING CULTURAL:਍ഀ AS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA E OS CASOS DE NORMA BENGELL E GUILHERME FONTES

Vanessa Costa Pereira Paes (UNIBAN)

Resumo

਍ഀ

É dentro do contexto da definição de marketing que podemos encontrar o conceito de

਍ഀ

marketing cultural, que utiliza-se da cultura como base e instrumento para poder

਍ഀ

transmitir uma determinada mensagem, mas sem que, necessariamente, a cultura seja a

਍ഀ

atividade-fim da empresa. Com base nesta premissa, este trabalho consiste em analisar os

਍ഀ

casos .Guilherme Fontes. e .Norma Bengell. que tiveram grande repercussão na mídia

਍ഀ

por serem acusados de usar as técnicas de marketing cultural - mecanismo importante

਍ഀ

para o financiamento dos filmes no Brasil . para obter verba a partir das leis de incentivo

਍ഀ

à cultura e não devolveram à sociedade o investimento já seus filmes nunca foram às

਍ഀ

telas. Aqui pretende-se uma reflexão sobre o verdadeiro papel do marketing cultural e

਍ഀ

das leis de incentivo à cultura em um país como Brasil.


Palavras-chave:  cinema brasileiro, leis de incentivo à cultura, marketing cultural
਍ഀ