XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.371-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

MÍDIAS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA PRESENCIAL.

Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte (UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO)

Resumo

Este artigo surgiu a partir da pesquisa realizada no Mestrado do autor. O objetivo foi avaliar como as mídias audiovisuais estão sendo utilizadas em salas de aulas pelos professores de escolas públicas. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas com os participantes. Os temas e sub-temas que emergiram das falas dos professores juntamente com as observações foram analisados à luz da literatura sobre mediações, mídia-educação e mídias. Os resultados apontam para o fato de que a maioria dos professores considera importante o uso de mídias em sala de aula, tanto pela aproximação da realidade do aluno, como por ser uma nova linguagem em sala de aula. Apesar dessas constatações, muitos professores não utilizam todas as possibilidades das mídias, trabalhando-as basicamente como uma ilustração do conteúdo no percurso de suas atividades.


Palavras-chave:  MÍDIAS AUDIOVISUAIS, MEDIAÇÕES, SALA DE AULA PRESENCIAL
਍ഀ