DT: Interfaces Comunicacionais A INTERFACE ENTRE O DESIGN E A COMUNICAÇÃO NA ESTRUTURAÇÃO MERCADOLÓGICA DAS ORGANIZAÇÕES ARTESANAIS Raruza Keara Teixeira Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora); Wanessa Dose Bittar (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoA globalização e o modelo do neoliberalismo provocaram mudanças significantes na sociedade. A competição e as leis cada vez mais rigorosas do mercado contribuem para o surgimento de atividades econômicas alternativas, como artesanato. As organizações artesanais, a fim de alcançar o êxito de sua produção e o público consumidor, passam a buscar qualificação e visibilidade. A comunicação e o design apresentam-se como ferramentas para a realização deste objetivo. O artigo visa, portanto, analisar de que forma o design é relevante para agregar valor à produção artesanal e como a comunicação está inserida neste processo, seja pela construção da identidade da própria produção, seja na divulgação da mesma.
Palavras-chave: comunicação especializada, design social, estrutura mercadológica, interfaces comunicacionais, organizações artesanais |