XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT05.449-1


DT: Comunicação Multimídia

UPLOAD PARA A FAMA: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL AMADORA NA ERA DO YOUTUBE਍ഀ

Adilson Vaz Cabral Filho (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

਍ഀ A਍ഀ partir da oferta de serviços online que se propõem a armazenar e਍ഀ organizar o conteúdo a ser produzido por seus usuários, sendo este o principal਍ഀ modelo de negócios da Web 2.0, pessoas comuns experimentam um novo modo de se਍ഀ relacionar com a comunicação. Com a democratização dos meios de produção e de਍ഀ distribuição, a produção audiovisual para a internet, mesmo que inicialmente਍ഀ sem remuneração, pode ser uma alternativa em busca de público e notoriedade. O਍ഀ trabalho busca entender como o usuário, transformado em mídia, divulga e਍ഀ desenvolve seu trabalho de comunicação digital no contexto das produções਍ഀ audiovisuais amadoras voltadas para a plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube;਍ഀ como encontram público e são utilizadas para iniciar uma carreira.


Palavras-chave:  Web 2.0, YouTube, democratização das comunicações, digitalização das comunicações, celebridade online
਍ഀ