XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.454-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

ENTRE O GENIAL E O COMUM: A FACHADA PESSOAL DA CELEBRIDADE JORNALÍSTICA E SUAS਍ഀ ESPECIFICIDADES NA ESFERA MIDIÁTICA

Marta Regina Maia (UFOP); Thales Vilela Lelo (UFOP)

Resumo

਍ഀ

As celebridades moldam-se no atributo da aura de criar "distância na

਍ഀ

proximidade". Destarte, ao mesmo tempo em que geram um vínculo invisível de

਍ഀ

contato, podem conservar suas referências biográficas à distância da platéia e cultivar

਍ഀ

sua marca de genialidade oposta à trivialidade cotidiana. Numa época onde os meios de

਍ഀ

comunicação oferecem, com a virtualização do corpo na tela física, a intensificação

਍ഀ

desta marca pessoal, "ser e estar" visível é primordial na composição da aura. No

਍ഀ

jornalismo, este aspecto também é paradigmático, e o propósito deste trabalho será

਍ഀ

analisar o caso da "gafe" proferida pelo "jornalista-celebridade" Boris Casoy no Jornal

਍ഀ

da Band do dia 31 de dezembro de 2009, e seus desdobramentos para sua identidade

਍ഀ

pessoal de celebridade e para a empresa da qual ele é mediador simbólico.


Palavras-chave:  Celebridade, jornalismo, Boris Casoy, representação
਍ഀ