DT: Jornalismo JOVENS DE PERIFERIA E A BUSCA POR INFORMAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE A AUDIÊNCIA DOS JORNAIS, DA TELEVISÃO E DA INTERNETഀ
Aline Silva Correa Maia (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoO presente artigo propõe uma reflexão sobre juventude e mídias; especificamente, sobre quais meios são os preferidos dos adolescentes quando o assunto é a busca de informação. Se por um lado a televisão destaca-se entre os sujeitos juvenis, por outro abordamos a batalha travada pelos impressos a fim de formar público juvenil leitor. Neste contexto, apontamos também a Internet, que emerge como opção ainda mais atraente que os jornais. Para esta reflexão, articulamos questões de convergência e propostas para formação de jovens leitores com resultados de uma pesquisa realizada com quase trezentos estudantes, de 14 a 25 anos, de uma escola pública da periferia de Juiz de Fora. Entre os questionamentos, os alunos puderam revelar como se informam e por quê. Palavras-chave: Jornalismo, Jornal, Televisão, Internet, Juventude |