DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação RELAÇÕES ENTRE O IMAGINÁRIO INFANTIL E O BRINQUEDO: ESPAÇO LÚDICO NO DESENHO DAS CRIANÇAS. Sue Ellen Silva Baia (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoO trabalho procura identificar e analisar as relações entre a criança e o brinquedo, levando-se em consideração os processos históricos-sociais de formação dos conceitos de infância, imaginário e do brinquedo. Na pesquisa de campo, dez crianças foram solicitadas a desenhar o seu "quarto dos sonhos", o que constituiu material primário para o estudo do imaginário infantil. Notou-se que os desenhos carregam poucas referências aos brinquedos como objetos. O brincar enquanto atividade lúdica pareceu mais relevante, mostrando que a industrialização e a mercantilização dos brinquedos não leva, necessariamente, a uma deteriorização da capacidade imaginativa da criança contemporânea.
Palavras-chave: Brinquedo, Desenho Infantil, Imaginário, Técnicas Projetivas |