DT: Publicidade e Propaganda AS NARRATIVAS SIMBÓLICAS NA PUBLICIDADE:ഀ
IMAGINÁRIOS SOBRE A MULHER EM MARCAS LÍDERES Camila Barreiros Ghattas (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Resumo"As narrativas simbólicas na publicidade: imaginários sobre a mulher em marcas líderes" tem por objetivo investigar a lógica de produção e recepção de peças publicitárias voltadas à promoção, disseminação e consolidação de imaginários, estilos de vida, de pensamento e de comportamento apresentados como sendo tipicamente femininos. Adota-se por foco o cenário brasileiro – mais especificamente aquele que se desenha a partir das marcantes décadas de 60 e 90 – estudando-se sua centralidade na efetivação contemporânea de imagens e imaginários sobre a mulher mediados por estratégias comunicacionais de duas marcas líderes, a saber, OMO e Nokia. Valendo-se de ferramentas multimetodológicas, nosso estudo, entretanto, não se limita à representação, mas ao diálogo, à produção de sentido, que a publicidade mantém com os "imaginários da mulher".
Palavras-chave: Imaginário, Marcas Líderes, Narrativas Audiovisuais, Nova Consumidora, Nova Mulher |