XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT04.524-1


DT: Comunicação Audiovisual

O “RETORNO DO REAL” E AS FORMAS DO REALISMO CINEMATOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO: O਍ഀ TRAUMA EM CACHÉ E A FITA BRANCA; O ABJETO EM ANTICRISTO; O BANAL EM MUTUM

Marília Xavier de Lima (UFJF)

Resumo

਍ഀ

Esta pesquisa busca compreender o resgate do realismo no cinema contemporâneo, tomando

਍ഀ

como ponto chave a evocação do real feita de duas maneiras: uma, através do trauma

਍ഀ

elucidado por Hal Foster com base nas artes visuais e a outra por meio do “sublime do banal”

਍ഀ

exposto por Denilson Lopes no cinema. Para tal, serão discutidos os filmes Caché e A Fita

਍ഀ

Branca, do diretor Michael Haneke para explicitar o real no trauma; o Anticristo de Lars Von

਍ഀ

Trier para o caso do real no abjeto; e, por fim, no cenário brasileiro, o filme Mutum de Sandra

਍ഀ

Kogut no que tange ao “sublime do banal”.


Palavras-chave:  comunicação, cinema, realismo cinematográfico
਍ഀ