DT: Comunicação Audiovisual O “RETORNO DO REAL” E AS FORMAS DO REALISMO CINEMATOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO: Oഀ
TRAUMA EM CACHÉ E A FITA BRANCA; O ABJETO EM ANTICRISTO; O BANAL EM MUTUM Marília Xavier de Lima (UFJF)
Resumoഀ
Esta pesquisa busca compreender o resgate do realismo no cinema contemporâneo, tomando ഀ
como ponto chave a evocação do real feita de duas maneiras: uma, através do trauma ഀ
elucidado por Hal Foster com base nas artes visuais e a outra por meio do “sublime do banal” ഀ
exposto por Denilson Lopes no cinema. Para tal, serão discutidos os filmes Caché e A Fita ഀ
Branca, do diretor Michael Haneke para explicitar o real no trauma; o Anticristo de Lars Von ഀ
Trier para o caso do real no abjeto; e, por fim, no cenário brasileiro, o filme Mutum de Sandra ഀ
Kogut no que tange ao “sublime do banal”. Palavras-chave: comunicação, cinema, realismo cinematográfico |