XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ06.614-1


DT: Interfaces Comunicacionais

MÍDIA E IDENTIDADES: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO MELHOR COLÉGIO DE ENSINO਍ഀ MÉDIO PÚBLICO BRASILEIRO

Lara Carlette Thiengo (UFV)

Resumo

਍ഀ

Considerando a comunicação como um fenômeno sócio-cultural e a sua funcionalidade

਍ഀ

pedagógica, o presente trabalho analisa a repercussão e a construção midiática da

਍ഀ

identidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa- Coluni, que foi

਍ഀ

o primeiro colocado entre as escolas públicas e esteve entre os cinco primeiros,

਍ഀ

considerando a rede privada, no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),

਍ഀ

nos últimos três anos. Para tal análise, esta pesquisa utilizou-se de um referencial

਍ഀ

teórico voltado aos estudos de recepção e efeito das mídias na construção de

਍ഀ

identidades, tomando como material os conteúdos dos veículos de comunicação

਍ഀ

institucionais da UFV, jornais locais e jornais de representatividade regional e nacional

਍ഀ

– Jornal Estado de Minas e Jornal Folha de São Paulo, respectivamente.


Palavras-chave:  Construção de Identidades, mídia, recepção, Coluni
਍ഀ