DT: Interfaces Comunicacionais A MAGIA TELEVISIVA NO DISCURSO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DE ARGUMENTAÇÃO E DISCURSOഀ
DO PROGRAMA SHOW DA FÉ Marco Túlio de Sousa (UFJF)
Resumoഀ
Este trabalho é o primeiro resultado de uma pesquisa cujo objetivo é analisar a dinâmica discursiva em suas diversas materialidades: texto, imagem e corpo. Neste artigo, procura-se verificar de que maneira o formato do programa Show da Fé colabora para levar a mensagem religiosa ao telespectador e que sentidos podem ser encontrados nos enunciados presentes nos quadros do programa. Nossa pesquisa tem por base a análise de discurso francesa de filiação pecheutiana e a teoria da argumentação de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Desta forma, verifica-se que estratégias argumentativas foram utilizadas, que sentidos podem ser observados, a que discursos estes pertencem e em que formações discursivas se inserem. ഀ
Palavras-chave: Argumentação, discurso, mídia, religião |