XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT04.734-1


DT: Comunicação Audiovisual

CENOGRAFIA E GÊNEROS DISCURSIVOS NAS CHAMADAS PROMOCIONAIS TELEVISIVAS

Jamile Marinho Palacce (UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO)

Resumo

਍ഀ

O presente trabalho pretende definir as chamadas promocionais - peças veiculadas nos intervalos comerciais das emissoras televisivas com o intuito de promover a programação - como um gênero discursivo televisivo que se caracteriza pelo cruzamento entre os discursos publicitário e referencial. Objetiva-se estabelecer uma análise comparativa entre as chamadas promocionais e os anúncios publicitários, levando em conta a linguagem verbal e não-verbal de ambos os discursos, bem como a utilização da cenografia na criação de texto e contexto. Para tanto basear-se-á nas teorias da análise de discurso da linha francesa, sobretudo nos conceitos de cenografia e gêneros discursivos de Dominique Maingueneau. 


Palavras-chave:  chamadas promocionais, programação, publicidade, televisão
਍ഀ