XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.822-1


DT: Interfaces Comunicacionais

A LINGUAGEM DA PERFORMANCE, DA PUBLICIDADE E DA PROPAGANDA: DIÁLOGOS ENTRE ARTE E EXISTÊNCIA

Luiz Carlos Cardoso Suzano Junior (Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo)

Resumo

਍ഀ

A linguagem da performance dialoga com a publicidade e propaganda, ao passo que essas três vertentes se relacionam com o homem como um fazedor de arte e que existe num tempo/espaço próprio. Através dos fundamentos da arte da performance, da publicidade de guerrilha e dos conceitos da propaganda, a pesquisa expõe os diálogos dessas comunicações provocativas e expressivas no âmbito social e da expressão humana. Percorre-se o sentido dos elementos tomados para observação: a encenação "Arte e Existência: uma performance artaudiana" e a campanha de propaganda de guerrilha do filme "The Dark Knight", nomeada "Why So Serious?". O olhar comparativo entre as duas produções é desenvolvido a partir de um diálogo entre as linguagens adotadas e as ideologias na qual as duas se baseiam.


Palavras-chave:  Performance-arte, Publicidade e Propaganda, Comunicação de vanguarda
਍ഀ